CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

Governo Chinoca sugere aos residentes de Beijing para ficarem em casa

Ponto #2:
Diz que a culpa é do “smog” – inglesisse que resulta da fusão entre smoke (fumo) e fog (nevoeiro), digo eu que podia ter dado frog (frio + fog) o que sempre era mais engraçado mas talvez resultasse menos meteorológico. E com esses senhores da meteorologia não se brinca! Ora sim ora sim nos enganam que vai estar mau tempo, que aguaceiros isto e aquilo, pancadas isoladas de chuva e nortadas de vento, baixas pressões e coisas que sei lá.. Quando no fundo céu limpo, temperatura agradável e um tonto que se põe a acreditar nesses fantasistas sempre na dúvida se a manga curta dá conta do recado ou se um casaco ou guarda-chuva nunca será demais.
Back to China:
Limpar a imagem da cidade (Beijing). Tem sido o imperativo chinês nos últimos tempos. A receita dos clépes está no ponto e não é preciso alterar toca de virar a agulha para coisas de inferior importância. É aqui que entra o frog (a ver se pega – para quem não apanhou a piada leia-se smog).



Ora este frog (quem não percebeu, paciência) é causado pela pouco modesta poluição daquela que é segundo qualquer fonte que se preze (OMS ou eu próprio) a cidade mais poluída do mundo. População 15 milhões é obra! Aquilo é fábricas, carros e coisas que vá, poluem.
Chinês que se honre não quer surpresas. O grande pavor chinês era isso da meteorologia arruinar a festa dos Jogos (principalmente a abertura que tanto trabalho deu), vai daí que nas últimas semanas, a China suspendeu a actividade fabril perto da capital, implementou um rodízio de carros e até criou um sistema de alta tecnologia para criar chuvas artificiais, que limpariam a poluição de Beijing.
Num país cujo governo se familiarizou a querer controlar tudo – inclusive a internet, monitorizada 24h/dia por um batalhão de milhares de censores – não surpreende que se tente amestrar a meteorologia (desde que o Homem aprendeu a fazer fogo logo a seguir quis fazer chuva, é uma coisa primária de ser do contra).
O problema está em que Agosto, mês em que serão disputados os Jogos Olímpicos, é uma época chuvosa em Beijing. Para que uma pancada de água não se junto ao frog e decida estragar as cerimonias, os chineses decidiram ter um plano B: recorrer a uma técnica conhecida como nucleação de nuvens. Bombardearão os céus com iodeto de prata, substância catalisadora de chuva. Se nuvens negras se aproximarem de Beijing nos dias chave, canhões e aviões (batalhões mais uma vez) estarão a postos para induzir a chuva antes que ela chegue ao spot dos Jogos.





Milhares de chineses olham os ceús e disparam às nuvens.
Beijing segue imersa numa curtina de neblina (smog aka frog)



P.S.: A prostituição e os produtos falsificados também foram alvo da “operação limpeza” mas isso não interessa nada.

P.S.2 : Oxalá se engasguem todos com a poluição.

0 Bloguisses: